Igreja e Cartório, como proceder…

A gente começa a organizar a festa, já decide flor, foto, quem vai tocar, garante o dia na igreja, mas, como eu, “esquece” dos detalhes do processo religioso e civil. E para esclarecer, eu liguei na Nossa Senhora das Dores, a paróquia que vou me casar, e a Tassiana me informou que para fazer o casamento com efeito civil, precisava pagar mais R$ 50,00. Porém, toda a “papelada” do casório, não era feita lá e aí, começou a “confusão”. Rs.

Para dar entrada no Processo de Habilitação Matrimonial, os noivos devem ir até a paróquia de um dos dois e levar:

* Cópia do RG e comprovante de residência (de ambos);

* Certificado do curso de noivos (leia post abaixo);

* Certidão de Batismo para Fins Matrimoniais – este documento deve ser solicitado na igreja em que os noivos foram batizados. Quem tiver qualquer problema nesse item, pode entrar em contato com a Arquidiocese de Campinas (55 19 3231-6649 ou pelo site: http://www.arquidiocesecampinas.org.br/) e solicitar mais informações.

Na minha paróquia, Santo Antônio, este processo custará R$ 200,00. Lembrando que cada paróquia tem um preço e varia de ano para ano.

Paralelo a isso, os noivinhos precisam ir até o cartório com:

* Certidão de Nascimento (de ambos);

* Rgs;

* Duas testemunhas – geralmente, os padrinhos.

Este processo custará: R$ 297,60, sendo R$ 275,75 para o casamento e R$ 21,85 para as certidões.

Dica: Cartório Santa Cruz (55 19 3232-9132).

Uma resposta para Igreja e Cartório, como proceder…

  1. Samuca disse:

    Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok, ou ainda veja mais detalhes em http://www.ocasional.com.br/howto.aspx Abraços. Samuel

Deixe uma resposta

