Dicas para quem pretender casar

Com a proximidade do meu casamento está cada vez mais difícil eu atualizar o blog. Estou na fase de entrega dos convites, então, imaginem a loucura. Eu acho legal entregar o maior número possível de convites pessoalmente, mostra a importância da pessoa, o carinho e tudo mais. Mas, em muitos casos, quando temos convidados de muitos lugares, o jeito é recorrer ao correio e hoje em dia com tanta modernidade, até a internet é um meio de convidar as pessoas.

Bom, mas hoje estou aqui para fazer uma pequenas lista do que considero importante as noivas fazerem quando decidem se casar. Planejar o casamento não é nenhuma tarefa impossível, porém exige tempo, dedicação e muita organização. Sendo assim, seguem algumas dicas.

– Cerimonialista: Antes dos noivos começarem a correr atrás de tudo, definam quem vai organizar os preparativos: os noivos ou a cerimonialista. Sim, existe uma pessoa que pode fazer tudo por você. Ela fará uma cotação de todos os itens que você deseja no seu casamento e depois, é só escolher o preferido. Quem não vai contratar esse serviço, imediatamente, minha sugestão é seguir a lista abaixo.

1ª Fase: A base de tudo!

– Lista de Casamento: O primeiro passo é fazer um esboço da lista. Os noivos precisam saber mais ou menos quantos convidados terão para procurar a igreja e o salão ideal. Lembrem-se que até a chegada do grande dia, vocês vão conhecer muitas pessoas, então deixem um número a mais.

– Igreja: Antes de ver o buffet, vá até a igreja. Em geral, os noivos querem e tem uma preferência pela igreja. Assim, devem verificar as datas disponíveis, quando abre a agenda e como funciona os casamentos. Programe-se, pois hoje em dia as datas estão cada vez mais disputadas. Vejam uma igreja que se alinhe com o número de convidados, caso contrário, se a igreja for para mil pessoas e você tiver 200 convidados, seu casamento parecerá vazio. E vice-versa🙂

– Salão/Buffet:: Data definida, é hora de procurar o local da recepção. Minha dica é que o salão seja o do Buffet, pois geralmente sai mais barato. Muitos buffets não cobram aluguel do salão quando eles já estão sendo contratados. Por outro lado, muitos buffets não oferecerem o espaço. É um momento de pesquisar. Nessa hora vale tudo, indicação, bons preços, qualidade e diversidade nos serviços.

2ª Fase:

– Lua de Mel: Tudo dependerá para onde o casal irá e quanto poderá gastar. A dica é ver a Lua de Mel logo depois que a data estiver definida, pois assim já começam a pagar e garantem que o lugar querido esteja disponível.

– Foto e Filmagem: Essa será sua única recordação desse dia, vai mostrar para os amigos, parentes e no futuro, para os filhos, os amigos dos filhos e depois, para os netos. Resumindo: Não arrisque, escolha um bom profissional, tente negociar os preços e escolha com cuidado. Afinal, você vai querer relembrar esse dia um milhão de vezes, mais ou menos, rsrsrs.

– Decoração: O ambiente pode ser simples, mas o que fará ele ficar lindo, sem dúvida, é a decoração. Então, capriche na escolha! Veja as flores que são da época do casamento, alinhe as cores, não deixe o ambiente pesado, especialmente, se for pequeno. Em salões menores, invista em cores claras. Escolha do seu gosto, afinal, esse dia nunca mais vai se repetir! Muito importante: a decoraçãotem que ser linda? Tem, mas sejamos racionais, são flores para no máximo 5 horas, então, tentem economizar.

– Banda ou DJ: quem vai “ditar” o ritmo da festa é a banda ou DJ, ou seja, eles precisam ser ótimos e claro, ter o estilo dois noivos. São eles que vão agitar o pessoal.

3ª Fase:

– Cerimonial: Esse serviço não é conhecido por todas as noivas, embora seja indispensável. A cerimonialista, dependendo do contrato que a noiva feche, vai ajudar na organização do grande dia – vai fazer um check list para ver se tudo que vocês contraram está ok e tomará conta de tudo para que saia perfeito. Existem “n” tipos de contratos, mas, para quem quer economizar, contratar o serviço para o grande dia já ajuda muito.

– Vestido da Noiva: Paralelo a todos os outros itens, as noivas já podem começar a pesquisar, pois muitas lojas fazem promoções relâmpagos, especialmente, no inverno, devido a baixa procura por casamentos. Quanto antes escolher, mais fácil será. Assim, o estilo já estará definido. Vale a pena lembrar, alinhem tudo: buffet, banda, igreja, vestido, convite e tudo mais.

– Convites: Existem mil tipos de convites, um mais lindo que o outro, mas como já disse, ele deve estar alinhado ao estilo da festa. Para quem quer economizar a dica é seja racional, ou seja, muitos vão jogar fora o convite depois do casamento, então, ecomomizem. Evitem fotos e coisas coloridas.

4ª Fase:

– Adereços para Festa: É um mimo ter acessórios durante a festa, parece que anima o pessoal. Eu acho legal ter, embora seja dispensável, caso queiram economizar. A dica é ir para São Paulo e procurar pela 25 de março, entre outras ruas do tipo. Lá, os preços são mais em conta. Em alguns casos, tem sites que também fazem excelente preços.

– Docinhos: São uma delícia, mas também são dispensáveis caso o orçamento esteja curto. De qualquer forma, a dica é deixá-los para o final, pois ai os noivos já terão uma noção do que podem ou não gastar. Precisa ter no mínimo três tipos e calcula-se, em média, de 3 a 5 por convidados.

– Bolo e Topo do Bolo: O bolo é a parte final da festa, praticamente, a última coisa que os convidados vão comer, então, caprichem. O topo do bolo é uma diversão só. Vale de tudo: colocar as características dos noivos, fazer brincadeiras de futebol, do casamento, aqui o que manda é a criatividade. Pesquisem, pois nesse item também é possível economizar.

– Lembrancinhas: A grande dica é dar o bem-casado como lembrancinha. Você terá um doce e ainda a lembrancinha. Para casamento no verão, a dica é dar garrafinhas de água com um rótulo sobre os noivos, sugestão “Água do Amor”, lembrança do casamento de ______ e ________. Dia, mês e ano.

5ª Fase:

– Roupa do Noivo e Pais: Noivas, é hora de colocar o pessoal para procurar as roupas. Todos tem que estar lindos e elegantes para o grande dia. E tudo com muita simplicidade, nada de fazer com que as pessoas deixem de ser elas mesmas.

– Sapato da Noiva e Acessórios: Pode ser um dos últimos itens, pois muitas amigas e primas que já casaram, poderão emprestar alguns desses itens. Economia, novamente! Rs.

– Agendamento do Dia da Noiva: O Dia da Noiva, com certeza, deve ser ótimo. Mas, para quem não tiver com muitas condições, pode optar pelos itens mais importantes como cabelo, maquiagem, unha, sombrancelha e depilação. Não esqueçam do teste, ele é essencial e garantirá que no dia, a noiva esteja satisfeita. Para os homens, um bom corte de cabelo já resolve. Lembrem-se de fazer limpeza de pele, noiva e noivo, ajuda na hora de tirar as fotos e da maquiagem.

– Organização do Chá de Cozinha/Despedida de Solteiro: Marquem com uma antecedência de um mês, mais ou menos. Tentem conciliar o chá das meninas com a despedida dos homens, assim todos podem aproveitar mais.

– Lista de Presentes: Coloquem com uns dois, até três meses de antecedência, antes de começar a distribuir os convites, pois já terá gente perguntando. Faça com que a lista seja uma sugestão para não intimidar os convidados.

Por último, aproveitem demais essa fase, ela é única, especial e merece ser curtida.

Obs.: Noivas e noivos, não esqueçam que paralelo isso tudo, tem também a parte do cartório e igreja. Para mais informações, acessem: https://tatib.wordpress.com/2009/06/04/igreja-e-cartorio-como-proceder/

5 respostas para Dicas para quem pretender casar

  1. Pri disse:

    adorei as dicas amiga!!!!!!

  2. Regina disse:

    Parabéns Tatianinha!
    Ótimas dicas.
    Beijos

  3. Cláudia disse:

    Adorei Tati! Parabéns!!!

  4. Priscila disse:

    Ótimas dicas! Pena que eu já casei,rsrs!Beijossss

  5. Elenice Nascimento disse:

    Mto legal seu blog!! As dicas tbm!!
    =)
    Bjoo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: