Sogras x Noras

Por Sandra Torres, do Devocional de Sogras x Noras

Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.” (Salmos 119:71)

Como mulher e esposa cristã, sempre cultivei o idealismo sonhador de que meu relacionamento com minha sogra deveria ser como o de Rute e Noemi, descrito no livro de Rute. Depois de aproximadamente 10 anos de convivência, as três mulheres (Noemi e suas duas noras), se encontram viúvas e Noemi decide voltar para sua terra. Ela fala para suas noras que estas devem voltar também para a casa da mãe delas, e o interessante é que o texto fala que elas choraram em alta voz (Rute 1:9). Isto é pranto. A idéia da separação levou-as a prantear de dor. Que amor, que união devia haver nestes relacionamentos! Embora Orfa tenha voltado para junto dos seus familiares, no verso14 diz que ela se despede chorando novamente em alta voz.

Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.” (Rute 1:14)

Já Rute decide permanecer com sua sogra e temos aí um dos trechos mais usados em cerimônias de casamento, que as noivas gostam de citar para seus noivos. Mas esta é uma declaração da nora para sua sogra:

Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.” (Rute 1:15-18)

Confesso que isso sempre me incomodou, porque depois de 23 anos de casamento meu relacionamento com minha sogra não é nem um pouco parecido com este. Temos uma convivência pacífica, mas distante e formal. Tratamo-nos com respeito e educação, mas não temos intimidade nenhuma. Mesmo agora, passando por um período de 4 meses na mesma casa onde, por uma questão de enfermidade, cuidei dela estas barreiras não caíram.

Certamente se fôssemos tratar disso detalhadamente teríamos muito para falarmos e estudarmos, mas não é este o caso no momento. O que eu quero ressaltar aqui é que mesmo sendo cristã, amando a Deus e procurando fazer tudo conforme sua palavra, há situações que não dependem só de nós e de nossos esforços, creio que foi por situações como essa que Paulo escreveu:

se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;” (Rm 12:18)

No que depender de vós”, ufa! Isso me acalmou e me trouxe paz ao coração, porque eu realmente me sentia falha, como que reprovada nesta situação. Foi neste momento em que, mesmo fazendo minha parte, não conseguia os resultados que esperava, foi exatamente ai que Deus removeu todo o idealismo sonhador no que se referia ao meu relacionamento com minha sogra. Foi como se um peso saísse de sobre mim. Eu tenho feito minha parte. Mas há coisas que só Deus pode fazer, por mais idealismo que tenhamos não depende só de nós, e o que Deus espera é que façamos a nossa parte.

Em pouco tempo eu estarei do outro lado deste tipo de relacionamento. Em poucos meses me tornarei sogra de fato e de verdade e o que eu vou fazer? Farei tudo o que depender de mim para que eu e minha nora tenhamos um relacionamento como o de Noemi e Rute. Aquilo que depender de mim, e se assim mesmo as coisa não saírem como esperamos, posso ter paz e ser feliz se tiver feito a minha parte.

Oração: “Pai ajuda-me a sempre fazer tudo o que estiver a meu alcance para que tua Palavra seja cumprida principalmente em meus relacionamento, Amém.”

2 respostas para Sogras x Noras

  1. Tatiana disse:

    Olha esse caiu bem para mim essa semana. Esse relacionamento é muito difícil, mas temos que fazer de tudo para que seja agradável.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: