Maravilha binacional: Cataratas do Iguaçu

Por Tatiana Vasques

Hoje resolvi falar de um dos lugares mais bonitos que já visitei: as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR). Lá é possível sentir a presença de Deus e a força e a beleza da Natureza. E eu descobri isso quase que por acaso.

Tudo começou assim: eu e meu marido tínhamos saído de férias, mas não tínhamos planejado nada porque estávamos sem dinheiro e sem pique (uma vez que meu pai estava doente e eu não queria ficar longe por muito tempo). Conversa vai, conversa vem e eu perguntei: por que não vamos para Foz do Iguaçu? Fazemos um passeio de 4 dias, é barato e deve ser lindo. Meu marido já tinha ido uma vez quando criança e aceitou a ideia. Ligamos para a agência de turismo e em menos de uma semana, lá estávamos nós neste lugar lindíssimo. Não deu tempo nem de pesquisar o clima, programação, passeios, nada. Fomos com a cara e a coragem, tanto que erramos na roupa que levamos. Pensamos que ia fazer frio e fez muito calor.

Em Foz fizemos várias coisas, mas hoje vou focar em apenas uma delas: o passeio às Cataratas do Iguaçu que por ser tão belo, fizemos três vezes, de três maneiras distintas: na primeira visitamos o lado brasileiro das Cataratas, depois fomos para o lado argentino (por isso, ela é binacional) e por fim, fomos por bote até bem perto delas. Uhu, que frio na barriga!

Do lado brasileiro, você tem uma visão panorâmica total. Dá para ver todas as quedas d’ água. Quando fomos, o total de água em queda não era o máximo já obtido, mas também não estava seco. Para mim, estava adequado porque nunca vi quedas tão bonitas.

Do lado argentino, vamos até um pedaço de trenzinho e depois caminhamos por uma passarela. Dá para se molhar bem neste trecho, mas é refrescante (quando está calor). É deste lado que está a impressionante queda da “Garganta do Diabo”. Realmente é assustador, tamanha a força da água. Por outro lado, é de uma beleza ímpar. E por isso, eu prefiro o lado argentino (os brasileiros que me desculpem). Além dessa queda, há outras também divinas do lado hermano.


Por fim, o passeio que leva até as quedas e que dá medo. Tem dos dois lados, mas eu fiz do lado do nosso Brasil. No dia que fiz, o tempo estava chuvoso até eu voltar para a terra, mas depois abriu um grande sol. Para chegar até a espécie de bote que nos leva às quedas, é preciso andar em um veículo tipo 4X4 por uma floresta (que também vale pelo passeio), deixar suas coisas num local parecido com um acampamento e se aventurar. É bom ir de trajes de banho por baixo ou levar uma muda de roupa para trocar na volta porque molha e MUITO. Lá os guias te dão saco plástico para embalar as câmeras, mas mesmo assim, elas molham e quase não dá tempo de tirar foto porque o bote acompanha a correnteza e ela é brava, não deixando o bote parar. No dia que eu fui, devido à chuva, a correnteza estava muito forte e lá na água, eu só pensava: “O que eu estou fazendo aqui? Que medo!”, porém quando você chega bem perto das quedas, essa sensação vai embora. Você se sente bem pequenino embaixo daquela atração natural. É como se você estivesse chegando perto de Deus sem poder tocá-lo. Vale muito a pena.

Recomendo a todos visitar o Complexo das Cataratas do Iguaçu. É, sem dúvida, um passeio para ficar na memória. Não tem como não se apaixonar.

5 respostas para Maravilha binacional: Cataratas do Iguaçu

  1. Erik Rodrigues disse:

    Muito bacana o texto, parabéns. E Foz está na minha lista de lugares para visitar no Brasil. Abraço!

  2. Priscila disse:

    Q delíciaaaa! Um dia eu tb vou! beijos

  3. Sonia disse:

    Parabens pelo texto Taty,espero ir lá uma dia .Bjs

  4. Tatib disse:

    Eh claro q vc ia gostar mais do lado argentino!!!!!!!! Poxa, como faremos nessa copa, hein? Rsrs. beijos

  5. Tainá Hernandes disse:

    Nossa! É lindo mesmo!
    E as fotos estão ótimas!

    Amei essa que você está de braços abertos!🙂

Deixe uma resposta

