Santa Isabel: Paraíso Verde

Por Tatiana Vasques

Aqui estou eu após o feriado de Corpus Christi e aqueles que pensaram que eu usei o feriado para embarcar em mais uma dessas viagens que todos gostariam de fazer, está enganado. Na realidade, eu usei o feriado para me refugiar em minha chácara em Santa Isabel, no interior de São Paulo. E sei que se vocês, leitores, conhecessem esse lugar, certamente ele entraria na lista de lugares a visitar sempre. Em Santa Isabel, é possível acordar, literalmente, com o canto dos pássaros, respirar o ar puro das matas e curtir a vida interiorana com o que ela tem de melhor: amigos, boa comida e muita prosa.

Confesso que minha paixão por Santa Isabel começou devagar. Meu pai sempre foi um apaixonado pela cidade e a conheceu há mais de 25 anos. Quando finalmente conseguiu comprar uma chácara no local, aproveitou demais. Todas as quintas-feiras largava o trabalho e se mandava para lá, regressando apenas no domingo. Eu ia para lá de vez em quando, mas por vezes, reclamava do silêncio e da pouca agitação. Após sua morte, eu fui obrigada a freqüentar a cidade e aí me apaixonei.

Santa Isabel é uma cidade pequena, bem pertinho de São Paulo, que tem uma peculiaridade: ela é repleta de idosos (até aí sem novidades), mas também tem muita gente jovem. Os adolescentes estão por todos os lados. E olha que não há grandes bares, pizzarias, danceterias etc para eles freqüentarem. Isso até existe, mas são poucos os que são bons. Os jovens se encontram mesmo na rua principal, próxima a uma praça que fica cheia de barraquinhas vendendo comida e artesanato. Essa praça é conhecida como a “praça do pau duro”. Já os mais velhos se concentram em outra praça, a do “pau mole”. Acho que nem preciso explicar o porquê dos apelidos dessas praças, né? (risos). As festas, como o carnaval, acontecem por elas.


É claro que a praça principal (do “pau duro”) fica em frente a uma igreja, assim como acontece na maioria das cidades do interior. Aliás, em Santa Isabel, há inúmeras igrejas bonitas. Tem até uma réplica da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. De qualquer forma, o centro, como um todo, é simples. A Prefeitura local até tentou tornar a cidade um centro comercial de bolsas e roupas de couro, mas isso não deu certo. Em Santa Isabel, não há shoppings e nem cinema, mas um grande e bem estruturado Colégio Objetivo e, ao seu redor, há várias e bonitas cachoeiras e represas. Há ainda um orquidário e uma área para eventos, onde acontecem os rodeios. A cidade é limitada por dois portais. Eles foram construídos recentemente pela administração atual e embelezam a cidade, embora existam aqueles que acham esses portais uma bobagem e uma forma da Prefeitura ganhar dinheiro. Os casos de violência são pouquíssimos.


Por fim, a cidade reúne inúmeros condomínios e alguns têm casas exuberantes. Falando disso, eu não poderia deixar de citar o condomínio “Chácaras Aquarius” onde eu tenho minha chácara. Acho que esse local e as pessoas que o freqüentam me ajudaram a despertar a paixão pela cidade. Lá quase todos os finais de semana, há uma festa. E se não há um motivo para ser comemorado, logo um é inventado. Tudo é motivo de alegria. A turma é tão animada que até um site foi criado para registrar os bons momentos (www.aquinaotemtrouxanao.com.br). Já teve festa de 15 anos, casamento, baile do Havaí, de carnaval, dos anos 70 e muito mais. E todos os anos, tem a tradicional Festa Julina. É diversão garantida.


Neste paraíso verde, a paz é facilmente encontrada. Em Santa Isabel, recarrego as energias para aguentar o stress e o corre-corre de São Paulo. Gostaria que todos vocês, leitores, pudessem ter um lugar assim para se restabelecer. Para aqueles que não possuem, convido a conhecer essa simples cidade que vai encantando, encantando……….

Até a próxima!


10 respostas para Santa Isabel: Paraíso Verde

  1. Realmente o lugar é previlegiado, adorei conhece-lo.Sua chácara é linda!

    Lendo seu post me vi no seu lugar em relação ao sítio do meu pai.É uma grande paixão dele também e ele vive brigando que deveríamos aproveitar mais o lugar.

    Geralmente é assim, quem não tem morre de vontade de ter e quem tem nem sempre dá valor,não é mesmo?

    Parabéns pelo post.
    Beijos Sabine

  2. Tainá Hernandes disse:

    Que delícia de lugar.

    é mais ou menos assim que eu me sinto quando volto pra minha casa (de meus pais) em campinas.

    um beijo

  3. Oi, ‘chefe’.

    Muito legal suas histórias sobre as cidades! Realmente Santa Isabel é bem legal, gostei muito quando fui lá na chacara do Zé Gaiola. Quando tiver outros eventos, aceito convites,rs!

    beijos!

  4. Ju disse:

    Amiga,
    É um lugar maravilhoso, ótimo para descansar e regarregar as energias, e também para reunir os amigos e curtir!
    Todos deveriam ter um refúgio desse tipo!
    Parabéns pela matéria e por ter este lugar delicioso em sua vida!

    Beijos

  5. Priscila disse:

    Puxa vida, parece ser bem legal mesmo. Um verdadeiro paraíso!

  6. Pablo Gomes disse:

    Parabéns pelo artigo.
    É bom ver pessoas falando bem de nossa cidade.
    Moro aqui desde que nasci e assino embaixo de tudo que você disse.

  7. Erik Rodrigues disse:

    Santa Isabel é muito agradável mesmo. Fui lá uma vez e gostei bastante. Estou esperando até hoje o convite para voltar, quem sabe um dia né………

  8. Mirian disse:

    Tatib, Santa Isabel, que não conheço, me parece realmente linda. Aquele lugar que a Elis Regina cantava “onde eu quero plantar meus amigos, meus discos e livros e nada mais…”
    Bjs. Mirian Araujo

  9. Dani Giuntini disse:

    Adorei o post, como sempre inspirador, Tati. E linda a chácara, parabéns!

  10. Rosangela disse:

    Muito boa a matéria.
    Lembra o sítio do meu sogro e como disse sua amiga: Ele também vive brigando para todo mundo ir mais.

    Beijos

Deixe uma resposta

