Monte Verde: o amor está no ar!

Por Tatiana Vasques

Olá, amigos leitores!

A cada semana me sinto mais empolgada em escrever essa coluna, pois a cada semana há mais comentários, mais leitores, mais acessos. Isso me deixa bastante feliz!

A coluna de hoje vai falar sobre um destino bom para curtir no inverno que está chegando e nesse frio de rachar qualquer pele bem cuidada. A viagem da vez é Monte Verde, no sul de Minas Gerais. Uma cidade simples, repleta de araucárias, gelada, mas aconchegante.



Cheguei a Monte Verde quando procurava uma cidade boa para curtir a dois, porém que não fosse tão cara quanto Campos de Jordão, um clássico de inverno. E não me arrependi. Lá é o lugar ideal para famílias e casais apaixonados que desejam sentir o friozinho da montanha, acompanhado de um bom vinho, lareira, foundee e chocolate. Hum, é um lugar de um clima mais que romântico!

Em Monte Verde não é difícil encontrar pousadas ou hotéis. Há desde uns cinco estrelas até outros mais acessíveis. Na pousada em que fiquei – a Águia Dourada – tinha um ôfuro que podia ser reservado gratuitamente por uma hora por casal. Era simplesmente delicioso: quentinho e relaxante. E no quarto, uma lareira me esperava, com madeira fornecida pela própria pousada.


Além disso, essa pousada oferecia um maravilhoso café-da-manhã e um chá da tarde para engordar qualquer um. Aliás, em Monte Verde a comida caseira e mineira reina e é, simplesmente, uma delícia. Assim, aqueles que ainda não têm uma boa companhia para levar a Monte Verde, acaba de encontrar uma desculpa para visitar a cidade: a gastronomia local. Há restaurantes para todos os gostos: massas, peixes, contemporânea, mineira, entre outros.

Paralelo aos restaurantes, há ainda as lojas de chocolates, foundees, geléias, doces de leite e queijos, afinal, estamos em Minas Gerais. E para aqueles que não voltam sem uma comprinha básica, há as lojas de malhas com preços acessíveis.


E se depois de bater perna ou ficar agarradinho, você escolher fazer algo diferente, uma opção são os esportes de aventura. Há passeios de cavalo, trilhas, motos, quadriciclos, tirolesas etc. Eu preferi o quadriciclo. Foi um passeio de quase uma hora por locais dignos de filmes, com casas maravilhosas e cenários deslumbrantes. É o outro lado de Monte Verde: longe da rua dos “turistas”. Vale a pena conhecer!

Acredito que três dias está de bom tamanho para conhecer Monte Verde e, para não ter surpresas desagradáveis, deixo apenas duas dicas: uma está relacionada à estrada. Para chegar até a cidade, é preciso pegar 10km de terra. Isso não deve ser nenhum empecilho, mas é preciso atenção e sorte para ir em dias que não tenham chovido antes. Além disso, é necessário tomar cuidado com pequenos furtos. Eu quase “perdi” meu celular em uma lanchonete de um mini-shopping a céu aberto que há na avenida principal. Por sorte, a cidade tem câmeras de segurança espalhadas por todas as vias, e nela foi possível descobrir o que aconteceu com meu celular: eu o esqueci na mesa e um garçom o surrupiou, mas depois devolveu, dizendo que o encontrou no lixo. Preferi não levar o caso adiante.

Entretanto, como disse, esses motivos não devem te impedir de conhecer essa linda, simples e adorável cidade. Vá a Monte Verde e se apaixone ou pela cidade, ou pelo seu amor ou pela vida ou por tudo isso um pouco.

Boa Viagem e até a próxima!

2 respostas para Monte Verde: o amor está no ar!

  1. Mônica P. disse:

    ahhh eu já fui pra Monte Verde🙂
    É lindo demais…

  2. Ana Maria disse:

    Olá Tatib.
    Meu nome é Ana Maria e uma amiga minha aposentada recentemente me falou de Monte Verde. Eu não conhecia e
    pelas fotos que vi e pelo seu depoimento me pareceu realmente
    uma cidade muito interessante para se visitar. Não sei qual é a distancia do Rio. Mas quando puder com certeza irei visitá-la.
    Abs. Ana Maria

Deixe uma resposta

