Salvador: cartão postal da Bahia

Por Tatiana Vasques

Olá, amigos (as) leitores (as)!

Relutei muito para escrever a coluna de hoje porque saberia que iria me rasgar em elogios para esse local. Sou extremamente suspeita para falar de Salvador, pois caso eu pudesse escolher, lá seria meu lugar de nascimento e quem sabe, o local dos meus próximos anos de vida.

Sei que muita gente torce o nariz para lá porque logo pensam nos carnavais, nos trios elétricos, na lotação, mas tudo isso faz parte, porém não são as únicas coisas dessa capital baiana. Salvador me conquistou por “n” motivos:

Clima: é uma delícia com sol na medida certa e a brisa refrescante do mar;

Povo: acolhedor, atencioso e muitooooooooooooo sossegadoooooo (confesso que essa parte foi um pouco difícil, pois como paulistana, muitas vezes, tenho pressa);

Comida: acarajé, vatapá, frutos do mar………..difícil resistir;

Música: de nomes consagrados da MPB até os cantores e bandas de axé (aqui estou falando de nomes como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leite, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Cheiro de Amor, Olodum), a maioria é de lá;

História: é preciso explicar? Primeira capital do Brasil;

Praias: próximas e lindas. As praias urbanas de Salvador são tudo de bom, além de limpas. Não é preciso ir longe para aproveitá-las.

Salvador também tem um shopping a céu aberto que sempre apresenta shows interessantes. Dividida entre cidade alta e baixa (ou nova e velha), tem no Elevador Lacerda seu ponto de encontro. Um elevador que vale a visita pela arquitetura, pois o valor é apenas simbólico (menos de R$ 0,10).

Na parte de baixo, há o Mercado Modelo e a Baía de Todos os Santos e na parte de cima, está o Pelourinho, a Casa Jorge Amado e a Igreja de São Francisco de Assis com seus adornos em ouro. É aqui que todas as terças-feiras, acontece o ensaio do Olodum. Vale muito a pena conferir. Você sente o clima da Bahia.


E para aqueles que preferem o mar, as dicas são as Praias de Itapuã, do Flamengo (um pouco mais afastadas), Pituba e Ondina (na orla urbana). E é claro que não se pode deixar de ver o Farol da Barra, se possível, no pôr do sol. Ai, que lindo!! É lá que acontecem shows históricos, a passagem do final de ano e o encontro dos trios elétricos de Salvador (que tem outro ponto de encontro, na Praça Castro Alves).


E aproveitando que se está em Salvador, que tal dar uma esticadinha e conhecer a Praia do Forte, com seu mar calmo e morno, e o projeto TAMAR (das tartarugas marítimas)?

Ótima para ir a dois ou com as crianças. Ao sair da praia, você encontrará uma praça com uma igrejinha no meio, bem ao estilo interior. Fofo!


Enfim, Salvador é uma cidade completa, com atrações para jovens, idosos, crianças, homens, mulheres, baladeiros ou pessoas mais sossegadas. Para tudo há um passeio.

E tirando a parte política que já deu alguns probleminhas para o desenvolvimento local, a cidade é muito bem preparada para receber turistas de todos os lugares. Os hotéis e as pousadas não deixam a desejar e a segurança não seja a ser preocupante. Por isso, a dica é: ao pensar na Bahia, não pense duas vezes e embarque para Salvador. Eta lugar arretado!!

3 respostas para Salvador: cartão postal da Bahia

  1. Tainá Hernandes disse:

    apesar de não conhecer, sou apaixonada por Salvador.
    o povo de lá é encantador e o sotaque a coisa mais linda.
    e além de cantores de axé e mpb, salvador também é terra de ótimas bandas de rock!!!🙂 (SÉRIO!)

    gostei da dica, taty!

  2. Ju disse:

    Ah São Salvador!!!

    A atmosfera de lá tem algo de MUITO especial!!!!

    Tbm sou suspeita para falar!
    Beijos

  3. Dani Giuntini disse:

    Tati, saudades! De vc e de Salvador. Confesso que sou tao intima da cidade (ou tal me considero) que me sinto a vontade ate para dizer que da ultima vez ela me decepcionou um pouco. Mas e preciso muito de Salvador para eu deixar de ama-la. Entre comprinhas no mercado modelo e brisa na beira de Ondina, entre um sorriso do baiano maroto e uma musica animada ao fundo, a gente se entrega ao slogan “Sorria, voce esta na Bahia”.

    Aproveitando a deixa, passe no blog para me ver. E, seu presente de aniversario vai, literalmente, aniversariar aqui comigo… rsrsrsrs…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: