Sensatez

Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.” (Efésios 5:17 ARA)

Por Mário Fernandez – ICHTUS

A associação entre sensatez e compreender os caminhos do Senhor é inevitável, especialmente neste versículo onde está explícito. Mas talvez o que mais chama a atenção é o quanto as pessoas tem ansiedade quando se trata de saber o que Deus quer, a famosa “vontade de Deus”. Lembro de longas discussões com colegas e professores na época que estudava teologia.

O fato que não se pode evitar de pensar é que nem todo mundo está preocupado em ser sensato. O que faz sentido na vida de uma pessoa espiritual é a vontade de Deus, isso é o de bom senso, é o sensato. Claro, porque as aspirações de um espiritual, são igualmente espirituais assim como os desejos de um carnal são carnais.

Compreender a vontade de Deus não é o que as pessoas julgam que seja. A maioria se confunde com conhecer a vontade de Deus, no sentido de saber o que Deus quer e isso já está na Palavra, a Bíblia está cheia disso. Ame o teu próximo, seja generoso, semeie, seja fiel, santifique-se. Só por isso já se tem como saber a grande maioria das questões em termos de conhecer a vontade de Deus. Mas compreendê-la, realmente é outra coisa, são outros 500.

Compreender tem a ver com encontrar o sentido e o objetivo de alguma coisa. Tem a ver com alcançar a idéia central de alguma coisa. E a vontade de Deus, o que ela visa, para onde ela aponta, qual sua idéia central? A mim parece que vai além do entendimento de muitos que nos rodeiam.

Deus quer que o maior número de pessoas possível seja salva. Todo restante, meu irmão, é apenas para que isso aconteça. Nossa edificação contribui para isso, mas se a meta fosse apenas essa era melhor ser arrebatado na conversão. Temos a eternidade para adorar, então também não é isso. Não nos tornemos insensatos, compreendamos que Deus quer o mundo salvo, até os confins da Terra.

Pai, ensina-me a ter foco nas coisas do Teu Reino para que eu não gaste energias naquilo que não aumenta minha compreensão da Tua vontade.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: