Kibe da Lívia

Pessoal, depois de algum tempo sem receita, voltamos. Essa aqui é da Lívia, amiga da Taty Vasques. Não temos fotos, mas façam e tomará que dê certo 🙂 Bom apetite!

Massa do kibe

Ingredientes:

– 250 g de trigo para kibe

– 500 ml de áágua fervendo

– 3 dentes de alho

– 4 tabletes de caldo de carne

– 250 g de carne moíída moida 2 vezes (patinho ou acém – de preferência ao acém)

– 1 cebola das grandonas (ou 2 médias) picadinhas

– 3 tomates vermelhos picadinho com tudo (tire a pele para fazer umas rosas

como decoração)

– 1/2 xícara (chá) hortelã fresca picadinha

– 1/2 xícara (chá) cheiro verde picadinho

– pimenta síria à gosto (leva canela em pó essa pimenta)

– 250 g de Hellmann´s (1 vidro de maionese)

– 1 copo requeijão cremoso (temperado em casa com cheiro verde e orégano à gosto) ou catupiry (à gosto)

– 200 g de presunto picadinho

– 250 g de mussarela picadinha

Modo de Preparo:

1 – Coloque o Trigo de molho em água quente temperada com dentes de alho crus e os caldos de carne dissolvidos, deixe de molho só 1 hora. Ela irá chupar todo o liquido, não será preciso espremer nada em pano (bem pratico).

2 – Enquanto isso, pique os ingredientes da lista.

3 – Comece fazendo uma massa de kibe comum. No trigo temperado rehidratado, acrescente a carne moida, a cebola picadinha, o sal, a pimenta-siria e os verdes picados (hortelã e cheiro verde)

4 – Na massa pronta, sem tomates ainda, já temperadinha, então você acrescenta a maionese.

5 – Coloque o tomate depois da maionese, para não ficar espremendo ele. A massa ganhou tanta umidade com a maionese, ficou esbranquiçada, que agora dá para mexer de colher. Ficou bonita, tem sisquinhos vermelhos e verdes.

6 – Como tem maionese na massa, não precisa untar o refratário, é só espalhar com a colher.

7 – Alise a superfície da 1ª camada com as costas da colher.

8 – Coloque junto a mussarela e o presunto.

9 – Requeijão de copo ou catupiry (já comi com os 2 e não faz muita diferença no comendo), por isso pode usar requeijão mesmo nesta receita para baratear. O requeijão cremoso de copo pode ser puro ou temperado. Eu tempero num potinho de porcelana para facilitar mexer. Use em temperatura ambiente que dá para trabalhar melhor. Estou usando Requeijão Cremoso Caseiro da Maizena (preparado por mim mesma).

10 – Espalhe as colheradas o requeijão de copo em cima dos frios.

11 – Então nivele o requeijão de copo com as costas da colher, sobre os frios.

12 – Cubra com o que sobrou de massa de kibe.

13 – Nivele a superficie. O refratário médio ficará quase cheio em cima. Nascerá do forno, quadrados tamanho lasanha. Pode riscar a superfície em quadrados antes de levar ao forno.

Refratário Médio – Quase cheio – esse você assa dentro de outro tabuleiro por 1 hora, que pode borbulhar o recheio e pingar dos lados (tem vez que acontece, tem vez que não).

Refratário Grande – A mesma receita – ele ficará mais baixinho, e renderá mais quadrados, no entanto, dispensa o tabuleiro embaixo, que altura dele, não deixará pingar nada dentro do forno.

Sem refratário e mais baixinho com 40 minutos de forno já está bonito e dourado. Na mesa, siga o risco que você fez, que ainda aparece, e corte com capricho separando os pedaços. As fatias quentinhas parecem recheadas de pastel de queijo. Delicioso!

Rendimento Testado pela Priscila – Montando a Receita Básica em Refratários diferentes:

Refratário Médio – 12 Quadrados – Serve tranquilamente 7 adultos a mesa,não precisa fazer outra mistura. Kibe de Forno tambéém sustenta.

Refratário Grande – Serve as mesmas 7 pessoas, com pedaços mais baixinhos, que garante os repetecos. Só que na minha opinião ele fica mais crocante por fora e até meio queimadinho por baixo, por isso tome cuidado.

1 Responses to Kibe da Lívia

  1. Livia Milani disse:

    Gosto desse lance de receita… A receita acabou ficando com meu nome, mas foi dada por uma amiga, que tinha recebido de outra e de outra… Quase uma corrente… Fazer receita é mágico. Receita minha, receita sua, receita para quem quiser ver e comer. Aproveitem!

Deixe um comentário